sábado, 21 de novembro de 2009

Como trocar os comandos do controle de velocidade (cruise control switch) em uma Ford Ranger STX 97

Tenho uma Ford Ranger STX ano 1997 (4.0 V6) e precisei trocar os comandos do controle de velocidade (alguns chamam de piloto automático e que é chamado de "cruise control switches" em inglês).

Estes comandos têm uma superfície de silicone revestida por um material emborrachado que ao longo do tempo perde sua flexibilidade por causa de muita exposição ao calor e luz solar intensa. O resultado é um aspecto enrrugado do revestimento emborrachado e o rompimento da membrana de silicone.

Este é o estado original do volante depois de quase 12 anos de uso:





Comprei a peça de reposição em uma loja virtual de auto peças nos EUA chamada RockAuto (http://www.rockauto.com/) por 50 dólares. Outras opções que sugiro são o eBay e outras lojas de auto peças na internet. Caso precisem procurar pela peça, o part number é #F67Z9C888BC (MOTORCRAFT Part #SW5919):



Tudo que você vai precisar para fazer a troca é:
- chave philips;
- chave soquete sextavada de 8mm;
- chave de fenda pequena ou qualquer objeto pontiagudo para sacar os acabamentos;

Os passos são bem simples:

1. Desligue a bateria do carro por segurança. Ao retirar a parte central do volante você estará retirando o módulo do airbag do motorista que é uma peça bem cara e que pode te machucar. Não custa nada desligar o negativo da bateria e trabalhar tranquilo.


2. Nas laterais do volante logo atrás dos comandos do controle de velocidade estão os 2 parafusos fixadores do miolo do volante cobertos por uma tampa de pressão como acabamento:




Use a chave de fenda (ou objeto pontiagudo) para retirar os acabamentos e ter acesso aos parafusos fixadores. Enfie o objeto na fresta e faça uma alavanca com muito cuidado para não estragar nenhuma peça.

Já conseguimos enxergar os parafusos depois do acabamento retirado:



3. Retire os dois parafusos sextavados dos dois lados para soltar o miolo do volante.

4. Puxe o miolo do volante para trás devagar (conforme ilustração) com cuidado para não forçar o fio de alimentação do módulo do airbag que estará ligado ao miolo do volante:




5. Retire os dois parafusos philips que fixam o controle direito e então retire o conector do "chicote" que liga o mesmo. Este conector pode resistir um pouco ao sair. Sugiro utilizar o mesmo objeto usado para retirar o acabamento dos parafusos para fazer uma alavanca e retirar o conector (muito cuidado para não estragar as peças que são de plástico).




6. Repita a mesma operação no conector do lado esquerdo não esquecendo de ligar também o fio terra no parafuso de cima (peça metálica prata).



7. No meu caso não foi necessário trocar o cabo "chicote" que liga os conectores, caso o seu esteja comprometido, o único passo adicional é retirar o conector do centro do volante e substituí-lo passando por trás das peças da mesma maneira em que estava originalmente.

8. Preste atenção em pequenos grampos plásticos que mantêm os chicotes próximos às laterais do volante e mantenha o cabo chicote sempre atrás deles.

9. Remonte o conjunto na ordem inversa em que foi desmontado e o serviço está pronto:

10 comentários:

  1. Amigo, gostaria de saber como usar o comando de piloto automatico da ranger stx 95.
    acho que meus botoes ainda funcionam bem.
    só que não sei usar o piloto automatico.
    grato.
    Weverton Rocha
    wevertyn@hotmail.com

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  2. Oi Weverton,

    me desculpe a demora para responder. O blog está meio abandonado ultimamente.

    O funcionamento deles é basicamente o seguinte:

    - você precisa estar a mais de 40km/h para que o recurso;

    - aperte a tecla "On" e em seguida "Set Accel." para definir a velocidade de cruzeiro. A velocidade definida será a velocidade no momento que você apertar o botão "Set Accel.";

    - você desarma o controle com um toque no freio ou embreagem;

    - apertando a tecla "RSM" ("Resume" em inglês), o carro liga o controle de velocidade volta para a a velocidade definida no momento do desarme;

    - apertando "Set Accel." com o piloto já ligado aumenta a velocidade de cruzeiro e apertando "Coast" diminui a velocidade de cruzeiro;

    - você pode usar o acelerador do carro para uma ultrapassagem. O carro responderá normalmente e quando você deixar de pressionar o acelerador, ele volta para a velocidade definida anteriormente. Se você apertar "Set Accel" em algum momento pisando no acelerador, uma nova velocidade de cruzeiro será definida.

    Acho que é isso.. qualquer dúvida é só postar novamente.

    Um abraço!

    Rafael

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  3. Valeu Rafael, muito obrigado pelo seu Blog, comprei os botões hj , pelo mercado livre, se soubesse que dava para comprar pelo site americano teria feito isso, infelizmente cjá havia comprado, pois aqui no Brasil pagamos o valor 4x mais, porém, fica a dica, estava procurando como trocar e a sua informação realmente foi valiosa nesse sentido, pois, explica de forma didática acompanhada de fotos, fantástico, mais uma vez muito obrigado, ft abraço e que Deus continue iluminando o seu caminho.. Fabiano Teodoro.

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  4. boa noite amigos estou com dificudades em comprar os botões alguem pode me ajudar

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  5. ola gostaria de saber se o "cruise control switches" que o amigo utilizou para a STX 97 serve também para a XLT 97 4.0 V6 americana

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  6. parabéns pela matéria, foi de grande valia! abs

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  7. Gostaria de saber se o volante da Ranger STX 1997 já vem com couro de fabrica ou não? obrigado.

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  8. Olá, existe alguma comunidade Ranger , tenho uma STX 96 não consigo me livrar dela estou com ela à 15 ANOS 2°DONO, NÃO TENHO COMO GUARDALA NA NOVA CASA, TAMBÉM NÃO QUERO VENDER A QUALQUER UM .

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