Estes comandos têm uma superfície de silicone revestida por um material emborrachado que ao longo do tempo perde sua flexibilidade por causa de muita exposição ao calor e luz solar intensa. O resultado é um aspecto enrrugado do revestimento emborrachado e o rompimento da membrana de silicone.
Este é o estado original do volante depois de quase 12 anos de uso:
Comprei a peça de reposição em uma loja virtual de auto peças nos EUA chamada RockAuto (http://www.rockauto.com/) por 50 dólares. Outras opções que sugiro são o eBay e outras lojas de auto peças na internet. Caso precisem procurar pela peça, o part number é #F67Z9C888BC (MOTORCRAFT Part #SW5919):
Tudo que você vai precisar para fazer a troca é:
- chave philips;
- chave soquete sextavada de 8mm;
- chave de fenda pequena ou qualquer objeto pontiagudo para sacar os acabamentos;
Os passos são bem simples:
1. Desligue a bateria do carro por segurança. Ao retirar a parte central do volante você estará retirando o módulo do airbag do motorista que é uma peça bem cara e que pode te machucar. Não custa nada desligar o negativo da bateria e trabalhar tranquilo.
2. Nas laterais do volante logo atrás dos comandos do controle de velocidade estão os 2 parafusos fixadores do miolo do volante cobertos por uma tampa de pressão como acabamento:
Use a chave de fenda (ou objeto pontiagudo) para retirar os acabamentos e ter acesso aos parafusos fixadores. Enfie o objeto na fresta e faça uma alavanca com muito cuidado para não estragar nenhuma peça.
Já conseguimos enxergar os parafusos depois do acabamento retirado:
3. Retire os dois parafusos sextavados dos dois lados para soltar o miolo do volante.
4. Puxe o miolo do volante para trás devagar (conforme ilustração) com cuidado para não forçar o fio de alimentação do módulo do airbag que estará ligado ao miolo do volante:
5. Retire os dois parafusos philips que fixam o controle direito e então retire o conector do "chicote" que liga o mesmo. Este conector pode resistir um pouco ao sair. Sugiro utilizar o mesmo objeto usado para retirar o acabamento dos parafusos para fazer uma alavanca e retirar o conector (muito cuidado para não estragar as peças que são de plástico).
6. Repita a mesma operação no conector do lado esquerdo não esquecendo de ligar também o fio terra no parafuso de cima (peça metálica prata).
7. No meu caso não foi necessário trocar o cabo "chicote" que liga os conectores, caso o seu esteja comprometido, o único passo adicional é retirar o conector do centro do volante e substituí-lo passando por trás das peças da mesma maneira em que estava originalmente.
8. Preste atenção em pequenos grampos plásticos que mantêm os chicotes próximos às laterais do volante e mantenha o cabo chicote sempre atrás deles.
Amigo, gostaria de saber como usar o comando de piloto automatico da ranger stx 95.
ResponderExcluiracho que meus botoes ainda funcionam bem.
só que não sei usar o piloto automatico.
grato.
Weverton Rocha
wevertyn@hotmail.com
Oi Weverton,
ResponderExcluirme desculpe a demora para responder. O blog está meio abandonado ultimamente.
O funcionamento deles é basicamente o seguinte:
- você precisa estar a mais de 40km/h para que o recurso;
- aperte a tecla "On" e em seguida "Set Accel." para definir a velocidade de cruzeiro. A velocidade definida será a velocidade no momento que você apertar o botão "Set Accel.";
- você desarma o controle com um toque no freio ou embreagem;
- apertando a tecla "RSM" ("Resume" em inglês), o carro liga o controle de velocidade volta para a a velocidade definida no momento do desarme;
- apertando "Set Accel." com o piloto já ligado aumenta a velocidade de cruzeiro e apertando "Coast" diminui a velocidade de cruzeiro;
- você pode usar o acelerador do carro para uma ultrapassagem. O carro responderá normalmente e quando você deixar de pressionar o acelerador, ele volta para a velocidade definida anteriormente. Se você apertar "Set Accel" em algum momento pisando no acelerador, uma nova velocidade de cruzeiro será definida.
Acho que é isso.. qualquer dúvida é só postar novamente.
Um abraço!
Rafael
Valeu Rafael, muito obrigado pelo seu Blog, comprei os botões hj , pelo mercado livre, se soubesse que dava para comprar pelo site americano teria feito isso, infelizmente cjá havia comprado, pois aqui no Brasil pagamos o valor 4x mais, porém, fica a dica, estava procurando como trocar e a sua informação realmente foi valiosa nesse sentido, pois, explica de forma didática acompanhada de fotos, fantástico, mais uma vez muito obrigado, ft abraço e que Deus continue iluminando o seu caminho.. Fabiano Teodoro.
ResponderExcluirboa noite amigos estou com dificudades em comprar os botões alguem pode me ajudar
ResponderExcluirola gostaria de saber se o "cruise control switches" que o amigo utilizou para a STX 97 serve também para a XLT 97 4.0 V6 americana
ResponderExcluirparabéns pela matéria, foi de grande valia! abs
ResponderExcluirGostaria de saber se o volante da Ranger STX 1997 já vem com couro de fabrica ou não? obrigado.
ResponderExcluirOlá, existe alguma comunidade Ranger , tenho uma STX 96 não consigo me livrar dela estou com ela à 15 ANOS 2°DONO, NÃO TENHO COMO GUARDALA NA NOVA CASA, TAMBÉM NÃO QUERO VENDER A QUALQUER UM .
ResponderExcluirEnvia uma forma de contato sua.
ResponderExcluirMuito Obrigado me ajudou muito!
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