segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como desmontar o painel interno (forração) da porta de uma Ranger STX 97

Desmontar a forração lateral (painel) da porta de um carro é uma tarefa básica para qualquer manutenção necessária no sistema de travas, janela, maçaneta e auto-falantes.

Este post descreve como desmontar o painel da porta de uma Ranger STX 97:



Tudo que você vai precisar para desmontar o painel é:
- uma chave philips;

Vamos aos passos:
1. Retire os dois parafusos philips localizados no puxador (alça) interno da porta conforme indicado pelas setas vermelhas:




2. Retire outro parafuso philips situado na região traseira inferior do forro da porta:


3. Puxe com cuidado a região preta do puxador (alça) para fora da porta para soltar os ganchos de pressão que a fixam ao painel:



Perceba no painel cinza as ranhuras (buracos) que recebem as travas de pressão do painel preto do puxador(alça):




4. Retire o quarto e último parafuso philips que fixa o painel cinza na lataria interna da porta conforme indicado:




5. Puxe a forração cinza para cima para que os ganchos de fixação se soltem de suas cavidades e então puxe a forração para fora da porta.
Opcionalmente você pode desconectar os comandos de vidros, travas e retrovisores elétricos. É possível retirar o painel cinza sem a necessidade de desconectá-los. Para isso posicione o painel preto de frente para a cavidade do painel cinza de modo que ele passe por dentro conforme a figura abaixo:


A ilustração abaixo mostra a porta direita depois de retirados o painel cinza e o painel preto da alça e comandos elétricos. Perceba as cavidades que recebem os ganchos fixadores do painel cinza circulados em vermelho.



A foto abaixo mostra o gancho fixador em detalhe:



A partir de agora basta puxar o forro plástico branco para ter acesso à parte interna da porta.

Um comentário:

  1. Desmontar acabamentos internos de automóveis sempre causa uma grande insegurnaça por não sabermos por onde começar. Desta forma fica bem mais fácil. Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir