Tenho uma Ford Ranger STX ano 1997 (4.0 V6) e precisei trocar os comandos do controle de velocidade (alguns chamam de piloto automático e que é chamado de "cruise control switches" em inglês).
Estes comandos têm uma superfície de silicone revestida por um material emborrachado que ao longo do tempo perde sua flexibilidade por causa de muita exposição ao calor e luz solar intensa. O resultado é um aspecto enrrugado do revestimento emborrachado e o rompimento da membrana de silicone.
Este é o estado original do volante depois de quase 12 anos de uso:
Comprei a peça de reposição em uma loja virtual de auto peças nos EUA chamada RockAuto (
http://www.rockauto.com/) por 50 dólares. Outras opções que sugiro são o eBay e outras lojas de auto peças na internet. Caso precisem procurar pela peça, o part number é #F67Z9C888BC (MOTORCRAFT Part #SW5919):
Tudo que você vai precisar para fazer a troca é:
- chave philips;
- chave soquete sextavada de 8mm;
- chave de fenda pequena ou qualquer objeto pontiagudo para sacar os acabamentos;
Os passos são bem simples:
1. Desligue a bateria do carro por segurança. Ao retirar a parte central do volante você estará retirando o módulo do airbag do motorista que é uma peça bem cara e que pode te machucar. Não custa nada desligar o negativo da bateria e trabalhar tranquilo.
2. Nas laterais do volante logo atrás dos comandos do controle de velocidade estão os 2 parafusos fixadores do miolo do volante cobertos por uma tampa de pressão como acabamento:
Use a chave de fenda (ou objeto pontiagudo) para retirar os acabamentos e ter acesso aos parafusos fixadores. Enfie o objeto na fresta e faça uma alavanca com muito cuidado para não estragar nenhuma peça.
Já conseguimos enxergar os parafusos depois do acabamento retirado:
3. Retire os dois parafusos sextavados dos dois lados para soltar o miolo do volante.
4. Puxe o miolo do volante para trás devagar (conforme ilustração) com cuidado para não forçar o fio de alimentação do módulo do airbag que estará ligado ao miolo do volante:
5. Retire os dois parafusos philips que fixam o controle direito e então retire o conector do "chicote" que liga o mesmo. Este conector pode resistir um pouco ao sair. Sugiro utilizar o mesmo objeto usado para retirar o acabamento dos parafusos para fazer uma alavanca e retirar o conector (muito cuidado para não estragar as peças que são de plástico).
6. Repita a mesma operação no conector do lado esquerdo não esquecendo de ligar também o fio terra no parafuso de cima (peça metálica prata).
7. No meu caso não foi necessário trocar o cabo "chicote" que liga os conectores, caso o seu esteja comprometido, o único passo adicional é retirar o conector do centro do volante e substituí-lo passando por trás das peças da mesma maneira em que estava originalmente.
8. Preste atenção em pequenos grampos plásticos que mantêm os chicotes próximos às laterais do volante e mantenha o cabo chicote sempre atrás deles.
9. Remonte o conjunto na ordem inversa em que foi desmontado e o serviço está pronto: