segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como desmontar o painel interno (forração) da porta de uma Ranger STX 97

Desmontar a forração lateral (painel) da porta de um carro é uma tarefa básica para qualquer manutenção necessária no sistema de travas, janela, maçaneta e auto-falantes.

Este post descreve como desmontar o painel da porta de uma Ranger STX 97:



Tudo que você vai precisar para desmontar o painel é:
- uma chave philips;

Vamos aos passos:
1. Retire os dois parafusos philips localizados no puxador (alça) interno da porta conforme indicado pelas setas vermelhas:




2. Retire outro parafuso philips situado na região traseira inferior do forro da porta:


3. Puxe com cuidado a região preta do puxador (alça) para fora da porta para soltar os ganchos de pressão que a fixam ao painel:



Perceba no painel cinza as ranhuras (buracos) que recebem as travas de pressão do painel preto do puxador(alça):




4. Retire o quarto e último parafuso philips que fixa o painel cinza na lataria interna da porta conforme indicado:




5. Puxe a forração cinza para cima para que os ganchos de fixação se soltem de suas cavidades e então puxe a forração para fora da porta.
Opcionalmente você pode desconectar os comandos de vidros, travas e retrovisores elétricos. É possível retirar o painel cinza sem a necessidade de desconectá-los. Para isso posicione o painel preto de frente para a cavidade do painel cinza de modo que ele passe por dentro conforme a figura abaixo:


A ilustração abaixo mostra a porta direita depois de retirados o painel cinza e o painel preto da alça e comandos elétricos. Perceba as cavidades que recebem os ganchos fixadores do painel cinza circulados em vermelho.



A foto abaixo mostra o gancho fixador em detalhe:



A partir de agora basta puxar o forro plástico branco para ter acesso à parte interna da porta.

sábado, 21 de novembro de 2009

Como trocar os comandos do controle de velocidade (cruise control switch) em uma Ford Ranger STX 97

Tenho uma Ford Ranger STX ano 1997 (4.0 V6) e precisei trocar os comandos do controle de velocidade (alguns chamam de piloto automático e que é chamado de "cruise control switches" em inglês).

Estes comandos têm uma superfície de silicone revestida por um material emborrachado que ao longo do tempo perde sua flexibilidade por causa de muita exposição ao calor e luz solar intensa. O resultado é um aspecto enrrugado do revestimento emborrachado e o rompimento da membrana de silicone.

Este é o estado original do volante depois de quase 12 anos de uso:





Comprei a peça de reposição em uma loja virtual de auto peças nos EUA chamada RockAuto (http://www.rockauto.com/) por 50 dólares. Outras opções que sugiro são o eBay e outras lojas de auto peças na internet. Caso precisem procurar pela peça, o part number é #F67Z9C888BC (MOTORCRAFT Part #SW5919):



Tudo que você vai precisar para fazer a troca é:
- chave philips;
- chave soquete sextavada de 8mm;
- chave de fenda pequena ou qualquer objeto pontiagudo para sacar os acabamentos;

Os passos são bem simples:

1. Desligue a bateria do carro por segurança. Ao retirar a parte central do volante você estará retirando o módulo do airbag do motorista que é uma peça bem cara e que pode te machucar. Não custa nada desligar o negativo da bateria e trabalhar tranquilo.


2. Nas laterais do volante logo atrás dos comandos do controle de velocidade estão os 2 parafusos fixadores do miolo do volante cobertos por uma tampa de pressão como acabamento:




Use a chave de fenda (ou objeto pontiagudo) para retirar os acabamentos e ter acesso aos parafusos fixadores. Enfie o objeto na fresta e faça uma alavanca com muito cuidado para não estragar nenhuma peça.

Já conseguimos enxergar os parafusos depois do acabamento retirado:



3. Retire os dois parafusos sextavados dos dois lados para soltar o miolo do volante.

4. Puxe o miolo do volante para trás devagar (conforme ilustração) com cuidado para não forçar o fio de alimentação do módulo do airbag que estará ligado ao miolo do volante:




5. Retire os dois parafusos philips que fixam o controle direito e então retire o conector do "chicote" que liga o mesmo. Este conector pode resistir um pouco ao sair. Sugiro utilizar o mesmo objeto usado para retirar o acabamento dos parafusos para fazer uma alavanca e retirar o conector (muito cuidado para não estragar as peças que são de plástico).




6. Repita a mesma operação no conector do lado esquerdo não esquecendo de ligar também o fio terra no parafuso de cima (peça metálica prata).



7. No meu caso não foi necessário trocar o cabo "chicote" que liga os conectores, caso o seu esteja comprometido, o único passo adicional é retirar o conector do centro do volante e substituí-lo passando por trás das peças da mesma maneira em que estava originalmente.

8. Preste atenção em pequenos grampos plásticos que mantêm os chicotes próximos às laterais do volante e mantenha o cabo chicote sempre atrás deles.

9. Remonte o conjunto na ordem inversa em que foi desmontado e o serviço está pronto:

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Idéia simples: compartilhar informações

Pequenos desafios cotidianos aparecem quando precisamos fazer pequenos reparos, instalações e adaptações em nossas casas, carros, eletro-eletrônicos, etc...

Normalmente o primeiro impulso que temos é o de chamar "alguém que entende do assunto" antes de procurarmos nos informar melhor sobre o que precisa ser feito e avaliar se não podemos executar nós mesmos (correndo o risco de chamar alguém que entenda menos que você e ainda vai te cobrar para estragar mais ainda).

Minha iniciativa de criar esse blog veio da falta de fontes no Brasil para pesquisar certas coisas enquanto encontrei centenas de sites nos EUA com pessoas tendo o trabalho de descrever como fazer e ilustrando com fotos simplesmente pela cultura de compartilhar informações.

Portanto a idéia desse blog é exatamente compartilhar informações sobre experiências que tive e registrei para que facilitem o trabalho de quem resolva pesquisar um pouco na internet antes de começar.

Espero que gostem e que seja de alguma utilidade...